O meu trabalho...

 

Consultas de Psicologia Clínica

 

As consultas de psicologia clínica têm como objectivo primordial, o de proporcionar bem-estar psicológico, minimizando aspectos emocionais geradores de sofrimento à criança, jovem, adulto ou idoso.

 

Visam o desenvolvimento de competências e recursos emocionais, que permitam ao paciente lidar da melhor forma possível com sintomas, que possam ser reveladores de humor depressivo, ansiedade, baixa auto-estima, baixo auto-controlo, dificuldades relacionais ou queixas de índole física, que muitas vezes ocorrem como expressão do sofrimento psíquico.

 

A consulta de psicologia clínica pode ser utilizada como um recurso pontual ou, existir indicação para um acompanhamento com uma periodicidade mais sistemática num formato de Psicoterapia de Apoio.

 

Alguns exemplos de situações que podem levar a recorrer a uma consulta de psicologia:

 

  • Depressão;

  • Baixa auto-estima/baixo auto-conceito/baixo auto-controlo;

  • Perturbações do comportamento alimentar (anorexia; bulimia; obesidade; ingestão compulsiva de alimentos);

  • Perturbação de ansiedade/fobias ou ataques de pânico;

  • Dificuldades relacionais (familiares; conjugais; sociais; profissionais);

  • Divórcio;

  • Bournout (relação descompensada com o trabalho);

  • Comportamentos aditivos;

  • Desenvolvimento pessoal;

  • Instabilidade emocional;

  • Processos de luto;

  • Perturbações do sono;

  • Gravidez | Perturbações emocionais no pós-parto;

  • Vitimização e maus-tratos;

  • Dificuldades de aprendizagem;

  • Gestão do tempo e resolução de problemas;

  • Orientação escolar e profissional.

 

 

Psicoterapia de Apoio a Crianças, Jovens, Adultos e Idosos

 

Em qualquer psicoterapia de apoio, pretende promover-se o bem-estar psíquico e emocional do indivíduo, fazendo com que este atinja um nível de conhecimento confortável e positivo de si próprio, de forma a lidar de um modo mais satisfatório com os diversos desafios da sua vida. 

 

 

Avaliação Psicológica

 

A avaliação psicológica é um método científico que analisa e avalia, através de uma bateria de testes, o funcionamento psíquico da criança, adolescente, adulto ou sénior, sublinhando as competências cognitivas, de memória e emocionais. É realizada através de um reduzido número de consultas: uma entrevista, aplicação de provas psicológicas e um relatório de devolução final. Habitualmente surge como uma resposta a um pedido de um profissional de saúde ou educador.

 

A avaliação psicológica permite, após realização do relatório, fornecer um diagnóstico psicológico, estabelecer e definir um modelo de intervenção terapêutico adequado à perturbação psicológica, ou assegurar, que não existe a necessidade de intervenção psicoterapêutica.

 

As avaliações pautam-se por diferentes tipos de acordo com as diferentes situações; desde a avaliação das competências cognitivas /intelectuais, avaliação da personalidade, verificação de incapacidades psicológicas, avaliação para a reforma, avaliação a pedido do Sistema Judicial.

 

 

Terapia Familiar e de Casal

 

A terapia familiar e de casal tem por base uma intervenção sistémica, onde se trabalha em conjunto com os diferentes elementos de uma família, tendo em conta as constantes relações e interacções estabelecidas entre todos.

 

Estas consultas pretendem potenciar as competências das famílias, contribuindo para o bem-estar de todos os seus elementos; ajudar e apoiar as famílias, no sentido de lidarem da melhor forma possível com os desafios, com os quais se deparam ao longo do seu ciclo vital.

 

Um espaço próprio para que todos os elementos constituintes de uma família possam expor nas sessões as suas necessidades, objectivos e expectativas, implicando-os activamente no processo de mudança. Têm indicação para sessões de terapia conjugal/familiar situações como: divórcio/separação ou conflito do casal; dificuldades ao nível da sexualidade do casal; dificuldades no desempenho dos papéis parentais; conflitos com os filhos na infância, adolescência ou idade adulta; doença crónica; perturbações do comportamento alimentar; toxicodependência; doença mental, entre outros…

 

 

Consultas de Aconselhamento Parental

 

Educar um filho, é sem dúvida um dos maiores desafios de qualquer ser humano ao longo da vida…

 

As consultas de aconselhamento parental pretendem dar resposta às necessidades das famílias, face a algumas das dificuldades com que se deparam, ao longo do desenvolvimento dos seus filhos.

 

 

 

 

 

 

 

Telefone

+351 916015656 

 

 




 

Skype

vanessa-cerqueira

Para saber mais sobre o meu percurso profissional clique

  • LinkedIn App Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now