top of page
  • Foto do escritorVanessa Martins Cerqueira

O que é o “Blues Pós-Parto” ou “Baby Blues” e a Depressão Pós-Parto?

Atualizado: 20 de set. de 2017

Ter um bebé é uma enorme revolução na vida de uma família! Por mais que a gravidez seja planeada e desejada, o nascimento de um filho, provoca enormes e drásticas alterações na dinâmica familiar. A par e passo com as alterações fisiológicas que se vão dando ao longo dos trimestres de gravidez, do ponto de vista emocional também ocorrem uma série de alterações…


Numa fase inicial, imediatamente após o nascimento do bebé, todas as mulheres passam por uma fase de grande labilidade emocional, que se apelida de Blues Pós-Parto, ou Baby Blues. Caracteriza-se por um estado de elevada sensibilidade emocional… tão depressa a mulher se sente muito feliz, como extremamente insegura, ansiosa e infeliz! Se esta fase se mantém por um período superior a 15 dias, após o nascimento do bebé, pode desenvolver-se uma depressão pós-parto. Este tipo de desorganização emocional pode interferir com a capacidade para cuidar do bebé, por isso é extremamente importante que se tenha ajuda imediata. Com apoio familiar e profissional poderá voltar com confiança ao seu papel maternal.

Blues Pós-Parto ou Baby Blues

A verdade é que nascem cada vez menos bebés e a idade do nascimento do primeiro filho é cada vez mais tardia… ao longo da vida vamos tendo cada vez menos contacto com bebés e os meios de comunicação social à nossa volta não nos preparam para a grande revolução que ocorre quando nasce uma criança!

É suposto celebrar-se a chegada do recém-nascido com a família e com os amigos, mas ao contrário de grandes festejos, só apetece chorar… estava preparada para grandes alegrias e de repente está exausta, sem energia, ansiosa e triste?

A depressão leve e as mudanças de humor são comuns nas mães que deram à luz recentemente. A grande maioria das mães recentes experimenta pelo menos alguns sintomas da depressão pós-parto, nomeadamente tristeza, dificuldade em dormir, irritabilidade, alterações do apetite e problemas de concentração. Os sintomas do blues pós-parto geralmente aparecem poucos dias após dar à luz e duram de alguns dias a 15 dias após o nascimento do bebé.

Todas as mulheres passam por isso no período imediatamente após o nascimento do bebé, com origem nas grandes alterações hormonais que ocorrem após o parto. Se passar por esta fase não é caso para alarme, sentir-se-á melhor assim que as hormonas equilibrarem. O apoio dos que a rodeiam nas tarefas mais básicas do seu dia-a-dia, é essencial e suficiente para ultrapassar esta fase!

Depressão Pós-Parto

Se esta fase se prolonga por mais do que 15 dias imediatamente a seguir ao nascimento de um bebé, poderá desencadear-se uma Depressão Pós-Parto. Não é necessário existir uma pré disposição para a depressão, ou historial da doença, para que uma desorganização emocional a este nível possa acontecer. Como o nome indica, é uma desorganização emocional típica do pós-parto e é muito mais comum do que possa imaginar.

Exemplo de alguns sinais e sintomas da depressão pós-parto:

- Falta ou excesso de interesse no bebé;

- Sentimentos negativos para com o bebé; - Falta de interesse em si própria; - Perda de prazer; - Falta de energia e motivação; - Sentimentos de inutilidade e culpa; - Alterações no apetite ou peso; - Dormir mais ou menos do que o habitual;

- Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.


A depressão pós-parto normalmente surge pouco depois do nascimento do bebé e desenvolve-se num período de vários meses, no entanto, também pode surgir repentinamente, e em algumas mulheres os primeiros sinais só aparecem após vários meses de terem dado à luz. Como causas da depressão pós-parto são apontadas muitas vezes as alterações hormonais mas também as alterações físicas e o stress.

Procure ajuda profissional se sente que se encontra a passar por uma situação semelhante. Para além de algumas estratégias para lidar com algumas das dificuldades típicas de um pós-parto, é extremamente importante cuidar de si e da sua saúde mental. Quanto mais cuidar da sua saúde mental, a par e passo com o seu bem-estar físico, melhor se sentirá. Simples mudanças no estilo de vida podem ajudar bastante a sentir-se melhor!


Vanessa Martins Cerqueira – Psicóloga Clínica | Terapeuta Familiar



10 visualizações0 comentário
bottom of page